Rota Estrada Nacional 2 | Chaves - Faro

by - janeiro 30, 2019




Hoje temos o gosto de partilhar convosco a route 66 portuguesa, a Nacional 2.

Sendo que um de nós é de Chaves e o outro tem familiares no Algarve, aproveitámos o facto de irmos dividir as férias de Verão entre os dois sítios para percorrer a tão famosa Nacional 2.


Claro que nós somos completamente loucos e decidimos fazê-la num dia (numa viagem que começou às 05:39 no km 0 em Chaves e terminou em Faro às 22:00 no km 738). Provavelmente se a fizermos outra vez vamos dividir a viagem pelo menos por 4 dias mas, na realidade, se quiserem passar duas semanas a fazê-la só ficam a ganhar porque esta estrada percorre Portugal de Norte a Sul, passando por 11 distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), 4 serras, 11 rios e 35 concelhos, cada local com tantos belos sítios para conhecer e visitar!
Começando pelo início, Chaves! Um sítio que tem imenso para oferecer, desde a zona histórica (com  a Torre de menagem, igrejas e claro ótimos pastéis de Chaves para degustar), à zona ribeirinha com a ponte romana, as termas… entre tantas outras coisas. Vale a pena passear e desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer. Mas sobre isso, já podem ler tudo no nosso post: " 2 dias em Chaves".


5h30 - Chaves




Logo de seguida a Chaves, passámos por dois locais que nos deixaram maravilhados (e deixam qualquer um que os visita) que são Vidago (com o Vidago Palace e os seus jardins) e o Parque das Pedras Salgadas. Ambos são locais de visita obrigatória e que, em conjunto com Chaves, fazem parte da rota termal e da água que também tivemos oportunidade de fazer previamente a esta viagem. Sobre isso, também poderão ler mais no nosso post: "Rota Termal e da Água".


A cidade seguinte foi Vila Real, da qual não conhecemos muito mas, do pouco que vimos, principalmente da famosa Quinta e Palácio de Mateus, teremos sem dúvida de lá voltar e pernoitar para conhecermos melhor. Um aspeto da cidade que também achámos bastante interessante nesta cidade foi passar pelo Circuito Internacional de Vila Real, que basicamente consiste nas estradas da cidade convertidas em pista de rally.




De seguida, chegámos a uma das mais belas partes da viagem (e mais desafiante a nível de condução também), que foi a zona do Douro vinhateiro. As tão famosas vinhas da zona do Douro apresentaram-nos uma paisagem que nunca podemos esquecer. Neste momento queríamos parar de 5 em 5 minutos para tirar mais fotos porque cada sítio em que parávamos parecia mais bonito que o anterior. A nossa primeira paragem um pouco mais demorada deu-se em Peso de Régua, onde estivemos algum tempo parados junto ao rio a desfrutar a bela paisagem que o local tinha para nos oferecer.












Seguimos para Lamego, onde parámos para tomar o pequeno-almoço, visitar o centro histórico e ir conhecer o famoso Santuário de nossa Srª dos Remédios com a sua escadaria interminavelmente espantosa! Visitámos tudo em modo acelerado mas adorámos todos os segundos que lá passámos. A cidade é lindíssima, tem um ambiente bastante agradável e os seus monumentos são dignos de visita, além da fantástica vista que se tem do santuário!





Passámos por Castro Daire, embora não tenhamos tido tempo para conhecer, e seguimos para Viseu. Embora não tenhamos parado desta vez em Viseu, já tivemos oportunidade de visitar a cidade noutra ocasião e recomendamos uma paragem neste local. A cidade é bastante bonita e tem várias igrejas, jardins e monumentos que não se podem perder, dando especial atenção à Catedral de Viseu, que só por si já torna a visita à cidade imperdível!
Prosseguimos a nossa viagem para Tondela e Santa Comba Dão, respetivamente, e embora não tenhamos tido oportunidade de conhecer parámos o carro junto a alguns locais que nos pareceram mais bonitos e que achámos que queríamos guardar o registo para um dia visitar!





Depois destes locais seguimos viagem e passámos por Góis, Pedrógão Grande, Vila de Rei e Abrantes, todos sítios lindíssimos! Parámos junto a algumas barragens onde pudemos desfrutar de paisagens de cortar a respiração e onde pudemos para esticar as pernas e desanuviar a cabeça.



Começámos a entrar pelo Alentejo e já estávamos a ficar um pouco cansados da viagem (além de que a hora foi começando a ficar adiantada) por isso começámos a fazer menos paragens e a desfrutar da paisagem enquanto conduzíamos. Um ponto interessante desta zona é que neste ponto da viagem a estrada fica muito mais confortável de se conduzir uma vez que tem poucas curvas e é maioritariamente plana. Passámos por alguns locais característicamente alentejanos como Mora, Montemor-o-Novo e Ferreira do Alentejo, que nos apresentaram as suas construções em azul e branco e os seus imponentes que sobreiros que fazem parte desta bela zona do nosso país.






Escusado será dizer que quando fizemos a serra de Monchique já era completamente de noite por isso temos muito pouco a acrescentar dessa parte da nossa viagem. Claro que, por outras ocasiões, já conhecemos uma parte desta serra e, pela nossa experiência, aconselhamos a visitar (até para quebrar um pouco com a ideia de que no Algarve só se faz praia).


Chegámos, finalmente, a Faro e, apesar do enorme cansaço de que sofríamos na altura, tivemos uma enorme felicidade quando tirámos a nossa fotografia no último km da nossa viagem!



Um outro ponto divertido da nossa viagem, assenta nos nomes de várias terras por que tivemos oportunidade de passar. São elas: Cansado, Água de Todo o Ano, Baralho, Venda da Gaita, Picha, Cortes, Cabeçadas, Mal Partida, Caracol, Olho Marinho e Vale da Azia (entre várias outras).












Embora tenha sido muito desgastante e vos aconselhemos seriamente a fazer a viagem repartida por vários dias, adorámos percorrer a Nacional 2. Foi uma experiência incrível e voltaríamos a meter-nos noutra aventura do género sem hesitar!!



Façam esta viagem também e percorram uma das mais belas estradas que o nosso país tem para oferecer!

Na nossa altura ainda não estavam disponíveis mas, neste momento, já deverão existir os passaportes da viagem disponíveis nos postos de turismo por onde esta estrada passa. A ideia é carimbar em todos os postos de turismo por que se vai passando (quiçá o faremos numa próxima vez também).

Se forem corajosos e se meterem nesta aventura, contem-nos tudo!!!

Na dúvida...Salta! 

Se gostou partilhe, partilhar é bonito! :) 


You May Also Like

0 comentários