2 Dias em Chaves

by - setembro 18, 2018

Olá malta!!!
Estamos de volta depois de umas magnificas férias pelo Norte e Sul de Portugal.
Saltámos até à encantadora Cidade de Chaves , onde passámos 2 dias ( na realidade foram mais, mas decidimos fazer um roteiro de 2 dias) :)

Chaves é uma cidade de uma riqueza histórica imensa, nomeadamente nas marcas que tem do período de ocupação romana, quando era designada de Aquae Flaviae. Aliás, o símbolo mais conhecido da cidade, que foi o primeiro com que nos deparámos, é exatamente a ponte romana. Perdemo-nos durante muito tempo a tirar-lhe fotos, a caminhar sobre ela e sentados na margem do rio a admirá-la. É incrível observar como uma ponte que foi construída entre os séculos I e II d.C. ainda mantém a sua imponência e resiste à força do rio Tâmega!

Perto da ponte, visitámos o centro histórico, onde pudemos observar várias casas típicas que eram bastante bonitas e tinham varandas abundantemente trabalhadas! Ainda  no centro histórico, deparámo-nos com as famosas termas romanas que, infelizmente, continuam fechadas por questões que se relacionam com a falta de adequação do projeto de arquitetura e materiais utilizados com o local (onde existe água a sair da terra a cerca de 70 graus)! Embora o edifício seja recente, tem já materiais degradados e não tivemos oportunidade de conhecer umas das termas romanas mais relevantes da Europa (esperemos que da próxima vez já esteja tudo resolvido!).

Depois disto, dirigimo-nos à zona do castelo onde tivemos oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a época medieval desta cidade, bem como apreciar as belas vistas que se alcançam deste local!

Depois desta visita, dedicámos a nossa atenção à Praça de Camões! Admirámos a traça do edifício da Câmara Municipal, ficámos bastante deslumbrados com a imponência da Igreja Matriz (que tem grandes pilares em pedra, teto de madeira e um incrível órgão de tubos ibérico), fascinámo-nos com os belos teto e altar da Igreja da Mesericórdia (sem esquecer os magnificamente trabalhados azulejos que cobriam as suas paredes) e ficámos bastante satisfeitos ao visitar o Museu da Região Flavience que nos apresentou uma exposição de fotografia contemporânea e vários objetos relativos à ocupação romana da cidade.

Claro que já que estávamos nesta zona, não pudemos deixar de provar os famosíssimos pasteis de Chaves da Maria (dos melhores que já provámos até hoje!!).

Seguimos para o Largo General Silveira, onde observámos a biblioteca e nos refrescámos com o ar que vinha da fonte que se encontra neste local. Visitámos o Forte de São Francisco (que alberga um hotel dos mais famosos da cidade) e a sua capela.

Continuámos em direção ao Museu Nacional Ferroviário de Chaves, que já se encontrava encerrado quando lá chegámos. Por isso, fomos descobrir a zona do centro cultural, do qual faz parte o antigo edifício da estação de comboios, um moderno auditório e uma relevante academia de artes.

Terminámos o nosso primeiro dia por Chaves com a visita ao Forte de São Neutel, onde pudemos admirar a sua grandiosidade.

No dia seguinte, começámos por dedicar a manhã a uma enorme caminhada até ao Santuário de S. Caetano, admirando a natureza, aproveitando para comer amoras, desfrutando das belas vistas com que nos deparámos e, claro, bebendo a famosa água deste local!

Já da parte da tarde, fomos visitar o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso. Embora não seja tão grande como achámos que ia ser, vale imenso a visita! Tem um belíssimo conjunto de obras do autor e o próprio edifício, da autoria de Siza Vieira, é muito agradável de se visitar!

Depois de absorvida cultura, fomos lanchar a uma agradável sala de chá que se chama Sala de Estar (sobre a qual poderão ler no nosso artigo AQUI), onde pudemos saborear uma torrada em pão centeio e uma fatia de bolo caseiro, num ambiente bastante acolhedor.

Já de barriga cheia, fomos conhecer o parque da cidade e o famoso marco do km0 da Nacional 2 (nacional que viríamos a fazer na íntegra poucos dias depois). Depois de descansarmos no parque, atravessámos as famosas poldras que separam as duas margens do rio (atenção que é necessário ter cuidado a atravessá-las porque vimos mais do que uma pessoa a “ir ao banho”). Tiradas várias fotos, dirigimo-nos às Termas de Chaves, onde pudemos beber água direta da nascente, quente, e aparentemente com muitas propriedades benéficas para a saúde (a água mineromedicinal de Chaves é bicarbonatada e rica em minerais, sobretudo em sódio, sílica, fluoreto e hidrogenocarbonato). Embora tenha um sabor peculiar, todos os habitantes vão lá de vez em quando bebe-la e existe um ditado que diz que quem bebe desta água acaba sempre por voltar a Chaves.

Já ao fim do dia/noite, tivemos oportunidade de visitar um café/bar muito agradável, que se chama A Ilha do Cavaleiro. Tem uma decoração bastante curiosa e uma esplanada gigante com coelhos a circularem livremente! Ótimo para as noites quentes de verão e para quem quer passar um bom bocado descontraído com amigos ou familiares!

Ficou com vontade de visitar Chaves?
Faça as malas e desfrute desta cidade incrível, onde a paz, a beleza e a comida são rainhas!
Conte-nos tudo,

Na dúvida...Salte!

Se gostou partilhe, partilhar é bonito! :)