Rota Termal e da Água - Chaves, Vidago e Pedras Salgadas

by - outubro 10, 2018

Chaves -> Vidago -> Pedras Salgadas

Como já sabem, se nos seguem, recentemente fizemos uma visita à maravilhosa cidade de Chaves (sobre a qual podem ler tudo no nosso post: 2 dias em Chaves). Como estivemos pela zona alguns dias, procurámos várias possibilidades de sítios a visitar ali à volta... Depois de uma breve pesquisa, percebemos que nunca poderíamos deixar de visitar Vidago e Pedras Salgadas. Percebemos também que, em conjunto com Chaves, estes locais faziam parte da Rota Termal e das Águas. Achámos piada e resolvemos fazê-la!


Começámos por nos dirigir em primeiro lugar às Termas de Chaves, onde pudemos beber água direta da nascente, quente, (74 graus) e aparentemente com muitas propriedades benéficas para a saúde (a água mineromedicinal de Chaves é bicarbonatada e rica em minerais, sobretudo em sódio, sílica, fluoreto e hidrogenocarbonato). Embora a água tenha um sabor algo peculiar e esteja bastante quente, é uma experiência que devemos ter quando passamos em Chaves, porque, em Portugal Continental, não nos lembramos de ter visto algo do género! Além disto, o local é muito acolhedor e permitiu-nos dar um breve passeio junto ao rio (paisagem que nunca nos cansamos de ver) antes de seguir caminho!






Dirigimo-nos, de seguida, para Vidago. Ao chegarmos à vila percebemos de imediato que toda a zona está recheada de belos hotéis (alguns deles abandonados) e as termas com ótimo aspeto, que nos pareceram bastante recentes! Estacionámos e dirigimo-nos à estrela daquele local. O hotel e parque do Vidago Palace! Assim que entrámos no parque ficámos deslumbrados com o imponente e monumental edifício que se encontrava à nossa frente! Que sonho de hotel é! Infelizmente só os hóspedes têm oportunidade de visitar o interior (quem sabe um dia...).


Fomos visitar todo o parque e ficámos encantados com todo o misticismo do local! Apreciámos os belos lagos, com as suas pequenas pontes, a natureza que nos rodeava, os pequenos edifícios com uma beleza que nos remete para outra época, os campos de golf gigantescos... Sem dúvida um local único! Por último, dirigimo-nos à fonte de água, que se encontra num edifício lindíssimo, com uma varanda exterior coberta onde nos dá vontade de ficar a apreciar tudo o que aquele local tem para nos oferecer! Depois de assinarmos um termo de responsabilidade (pelo facto da água que bebemos não ser controlada), provámos a água de Vidago. Tem um sabor bastante intenso a enxofre e muito gás. Não podemos dizer que adorássemos beber esta água diariamente, mas sem dúvida que é muito engraçado provar água com gás no seu estado mais puro!






Depois de umas quantas centenas de fotos tiradas e de estarmos satisfeitos com a nossa visita, seguimos caminho para Pedras Salgadas.
Assim que chegámos, fomos diretamente para o parque! De imediato percebemos que as fontes se encontravam cobertas por maravilhosos edifícios (à semelhança do que sucede em Virago). Entrámos na fonte e fomos recebidos por uma senhora que teve a amabilidade de nos explicar que existem várias fontes no parque que se destinam a curar/tratar doenças diferentes e que, com atestado médico, é possível beber a água que tiver melhores propriedades para os nossos problemas. Também nos referiu que a água das pedras salgadas que conhecemos comercial é uma mistura das várias águas que encontramos nestas fontes. Apenas tivemos oportunidade de experimentar uma delas (depois de assinarmos outro termo de responsabilidade) e podemos afirmar que era semelhante à de Vidago, embora o sabor a ferro e enxofre fosse bastante intenso!



Depois de experimentarmos esta água e andarmos a ver as outras fontes que existiam no parque, deparámo-nos com uma casa de chá e como era hora de lanche não pudemos deixar de a visitar! Ainda bem que o fizemos porque adorámos o serviço, a comida e o ambiente do local! (Brevemente faremos um post apenas dedicado a este maravilhoso espaço!).



Ainda com alguma luz solar, demos mais uma volta pela parte superior do parque, onde pudemos ver as casas ecológicas que lá se encontram (e se podem alugar por quantias que rondam os 100€ por noite) e por um edifício que nos parece acolher eventos, que está designado por casino! Todas estas construções merecem ser apreciadas! São bastante bonitas e encontram-se (de diferentes formas) muito bem inseridas no parque!



Por último, visitámos (o quanto pudemos) o edifício das termas, que nos deu uma enorme vontade de um dia lá fazer um tratamento, e o edifício onde se encontra uma exposição sobre a água das pedras salgadas que, pelo avançado da hora, não tivemos oportunidade de visitar!


Se estiverem perto desta zona, façam um favor a vocês próprios e visitem estes locais! Temos a certeza que vão adorar! São lindíssimos e ficam para sempre na memória!

Na dúvida... Salte! 


Se gostou partilhe, partilhar é bonito! :) 

You May Also Like

14 comentários

  1. Adorei as fotos, que giro!
    https://the-choice-26.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com curiosidade. Para o ano pode ser que seja o nosso destino de férias.
    Cumprimentos Os Piruças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma zona de Portugal muito bonita e que tem muito para oferecer! Aconselhamos vivamente! :)

      Eliminar
  3. Fiquei curiosa!! Tenho de ir visitar :)

    www.edepoisdoclick.com/blog

    ResponderEliminar
  4. Já visitei as localidades, mas nunca experimentei o circuito termal, nem o hotel. Eventualmente, fá-lo-ei neste Inverno :)

    ResponderEliminar
  5. Que sítio lindo!
    https://gomakeupportugal.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  6. Texto super bem escrito e fotos fantásticas! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Daniela :) Ficamos muito contentes que tenha gostado!

      Eliminar
  7. Que belíssimo lugar, estou com vontade de ir! Adorei suas fotos e esse post tá de ótima qualidade!

    ResponderEliminar