Por terras de Pedro Álvares Cabral - Belmonte

by - agosto 09, 2018



Numa viagem que fizemos pela Serra da Estrela, Guarda, Covilhã, Fundão e Belmonte (que um dia vos iremos contar), decidimos dedicar um pouco do nosso tempo à vila de Belmonte. 

Localizada no distrito de Castelo Branco, esta vila é quase tão antiga como a nossa própria nação. A primeira carta foral deste município data de 1199 e o seu castelo foi construído no século XIII (sendo que foi sendo alterado em várias fases da história). E foi exactamente pelo castelo que decidimos começar! Quando lá chegámos ficámos a apreciar a estrutura da muralha e a janela manuelina, bem como a vista da zona em que o castelo se encontra (que é bastante desafogada e digna de admiração). No interior da edificação, pudemos visitar uma exposição sobre a monarquia portuguesa e origem da nossa nação, sobre a história de Ceuta, sobre as várias fases de construção do castelo e a sua importância nos vários momentos da história, bem como uma exposição temporária com réplicas de documentos relevantes e originais emprestados pela torre do tombo (como é o caso da carta foral). 



O local em torno do castelo é bastante bonito e tem uma praça bastante ampla, onde se pode encontrar uma pequena e bela capela, uma torre, restaurantes, entre outros. 

Uma das principais atrações de Belmonte baseia-se no facto de ser o local onde Pedro Álvares Cabral nasceu e isso é bastante claro na exposição do castelo e na estátua que se encontra na rua em sua homenagem. Depois de visitarmos o castelo, e como não tínhamos muito tempo por já termos outros planos, acabámos por passear pelas ruas do centro histórico de Belmonte. Pudemos apreciar as casas típicas em construções de pedra (belamente adornadas com vários canteiros de flores), as praças recheadas de lojas de artesanato local e produtos de gastronomia regionais, e os vários locais de lazer que a cidade tem para oferecer. 



Algo que também achámos bastante interessante de conhecer foi a sinagoga, embora não tenhamos tido oportunidade de visitar o seu interior. Belmonte tem uma história fortemente ligada à comunidade judaica, que ali se manteve durante um grande período da história seguindo fielmente todos os seus costumes, mesmo quando se deu a perseguição pela parte da inquisição. Hoje em dia essa comunidade anda existe e tem uma presença demarcada na vila.

Existe, inclusivamente, um museu judaico que trata toda a história desta comunidade neste município (local que teremos como paragem obrigatória da próxima vez que lá formos). Além deste museu, ainda nos faltou visitar inúmeros locais, como é o caso do Museu dos Descobrimentos, a Torre Centum Cellas, o Museu do Azeite, entre tantas outras coisas fantásticas para ver em Belmonte e nos arredores. Parece uma pequena vila, mas tem muito para oferecer, e nós vamos querer sem dúvida voltar para a conhecer melhor! 

Para mais informações detalhadas sobre Belmonte aconselhamo-vos a visitarem o site do município : https://cm-belmonte.pt


Na dúvida...Salte!


Se gostou partilhe, partilhar é bonito! :) 

You May Also Like

1 comentários

  1. Olá! Não conhecia o teu blog mas já te sigo para não perder nada :)
    Adorei as fotos
    Beijinhos

    https://the-choice-26.blogspot.com/

    ResponderEliminar