2 dias em Santarém - A Capital do Gótico Português

by - julho 11, 2019


Já no fim da primavera, tivemos a oportunidade de ir passar um fim-de-semana a Almeirim/ Santarém e, como não podia deixar de ser, aproveitámos para visitar as serras de Aire e Candeeiros e as suas belíssimas grutas



Rota das grutas de Aire e Candeeiros para ler aqui

Como chegar

Resolvemos dedicar o nosso domingo à Cidade de Santarém, chamada a cidade das sete colinas, é capital de Distrito, capital da província do Ribatejo e considerada, pelo seu passado artístico “Capital do gótico português (e que boa ideia foi!). 

Fica a 56 minutos da Cidade de Lisboa, via A1 e a 2h10 da Cidade do Porto também pela via A1.



O que visitar em Santarém

Igreja de santa Clara

Ao chegarmos à cidade, estacionámos o carro perto da Igreja de Santa Clara, que é uma igreja lindíssima de traça gótica e de dimensões consideráveis, que data do século XIII, edificado para a ordem das clarissas. Tivemos muita pena pelo facto da igreja estar fechada, uma vez que estávamos muito curiosos para ver o seu interior!




Convento de São Francisco

Poucos passos adiante demos com o Convento de São Francisco, que é considerado um dos melhores exemplos do gótico em Portugal, tendo sido edificado no século XIII para albergar a ordem dos franciscanos. Felizmente este local já se encontrava aberto e ficámos deslumbrados com o belo claustro e com as ruínas da igreja, que parece atualmente receber concertos.






Igreja do Seminário/da Nossa Senhora da Conceição dos Jesuítas

Dirigimo-nos para o centro da cidade e passámos por um pequeno e agradável jardim (Jardim da República) e passámos pela Igreja da Nossa Senhora da Piedade (da época entre o maneirismo e o barroco), que também estava fechada, bem como a enorme Igreja do Seminário/da Nossa Senhora da Conceição dos Jesuítas. Esta última tem uma grande imponência e torna-se no elemento arquitectónico da praça. Esta igreja data de 1663.





Mercado Municipal de Santarém

Demos uma pequena volta em torno do Mercado municipal e admirámos os 55 maravilhosos painéis de azulejos (encomendados à então Fábrica de Sacavém), cada um com a sua cena. Este mercado data de 1930 e o seu projeto foi feito pelo arquiteto Cassiano Branco.



Centro Histórico de Santarém 

Seguimos para o Jardim da Liberdade e metemo-nos pelas pequenas ruas do centro histórico, que nos brindaram com inúmeras igrejas lindíssimas, que, infelizmente, só podemos admirar por fora. Um aspeto interessante, é que apanhámos as Festas do Santíssimo Milagre, o que fez com que as ruas em torno da igreja com este mesmo nome estivem completamente decoradas de flores. Foi uma bela surpresa, que nos fez gostar ainda mais das pequenas ruas do centro histórico. Além desta igreja, destacamos ainda a Igreja da Santa Maria da Graça, o Teatro Sá da Bandeira, a casa do Brasil, a Igreja de Santa Maria de Marvila, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade e o Palácio Landal (onde se crê ter nascido Frei Luís de Sousa).












Onde comer 

O Toucinho

Chegada a hora de almoço, fomos ao restaurante “O Toucinho” em Almeirim, onde provámos a famosa sopa da pedra entre outros pratos típicos da região sobre o qual poderão ler no nosso post.



Sem papas na língua - O Toucinho, a critica gastronómica para ler aqui  

Jardim das Portas do Sol

Já da parte da tarde, fomos visitar o Jardim das Portas do Sol que é muito bonito e tem vistas de cortar a respiração sobre o rio Tejo. Infelizmente, o rio tinha pouca água (o que nos deixou algo alarmados) mas é um local de beleza única!



Doces típicos de Santarém

Pastelaria Bijou

Terminámos a nossa viagem por Santarém na pastelaria Bijou, junto ao magnífico Seminário, a provar e a comprar Pampilhos (Doce/bolo típico da Cidade de Santarém) para levar para casa.  Aprovámos e aconselhamos!!


Onde dormir

Quinta da Gafaria

A Quinta da Gafaria, localizada entre Almeirim e Santarém é muito mais que um sítio para dormir! Um local para passear em família, relembrar a nossa ligação com a terra, praticar exercício ao ar livre, observar a vida agrícola, respirar ar puro e descansar!



A nossa estadia na Quinta da Gafaria para ler aqui 

Em conclusão, quando pensámos em passar um fim‑de‑semana na zona de Santarém nunca pensámos que ficássemos tão maravilhados e que tivéssemos tanta vontade de lá voltar! A zona é incrível e tem imenso para oferecer!


Sem duvida uma cidade para revisitar!

Informações: www.cm-santarem.pt

Na dúvida... Salte!

Se gostou partilhe, partilhar é bonito! 🙂


You May Also Like

0 comentários