Versailles, do sonho à excentricidade | Paris - Parte 1

by - março 13, 2019

Hoje vamos falar-vos sobre um pouco da primeira viagem que fizemos enquanto casal.
Como não podia deixar de ser, e para o cliché continuar a ser cliché, a nossa primeira viagem juntos para fora de Portugal foi a Paris, a cidade do amor.

Como temos muito que descrever, vamos partilhar a nossa viagem em vários posts. Esta primeira parte dedica-se a um sítio que talvez tenha sido dos mais bonitos e surpreendentes que visitámos. Falamos de Versalhes!

Assim que chegámos à estação de comboios e nos começámos a dirigir para o palácio começámos a ver todos os edifícios imponentes e lindos na rua. Quando chegámos à frente do palácio ficámos deslumbrados com a sua magnitude, beleza e riqueza, com um gigante portão dourado (aparentemente banhado a ouro)! Como era um dia gratuito para toda a gente, acabámos por ter de esperar numa fila gigante com o nosso nariz quase a cair por causa do frio!

Ao entrar no palácio, e passar pelas apertadas barreiras de segurança, fomos conduzidos por inúmeras salas, com imensos quadros, móveis e adornos lindíssimos a ostentar uma enorme riqueza e cuidado com o pormenor. Cruzámo-nos com uma igreja dentro do palácio com frescos incríveis, que mereciam ser adorados por longos períodos de tempo.

Parecia que cada sala em que entrávamos era mais bonita que a anterior e os magníficos tetos, paredes, quadros, portas ricamente adornadas e gigantes candelabros nos fizeram recuar no tempo à época dos enormes luxos em que a monarquia francesa vivia.

Passámos pelos quartos do rei e da rainha e por toda uma panóplia de divisões com várias utilizações, mas nada nos deixou tão fascinados como a galeria de espelhos, uma sala enorme com grandes janelas para o fantástico jardim e com enormes candelabros, refletidos pelos inúmeros espelhos, que fazem com que este local pareça um salão de baile retirado dos mais belos filmes da Disney. Ficámos neste espaço longos minutos, a absorver toda a beleza que tinha para nos oferecer.

A enorme galeria de arte também nos deixou estupefactos com a grandiosidade das obras que exibia. Todos os quartos, todas as escadarias, todas as salas, todos os pequenos recantos, ficaram guardados na nossa memória como dos sítios mais luxuosos e belos que já visitámos.

Além de todas estas divisões que já falámos, ainda pudemos encontrar alguns locais que se dedicavam a explicar a história do palácio e sua evolução ao longo do tempo. Em suma, é importante perceber que o palácio passou por inúmeras remodelações, expansões e alterações com a passagem dos anos e a mudança de reinados entre Louis XIII, Louis XIV, Louis XV e Louis XVI com a sua famosa esposa Marie Antoinette. Com cada reinado vieram maiores construções e expansões, e consequentemente luxos e enormes despesas, que desencadearam (entre muitas outras coisas) a revolução francesa.

Terminado o palácio, fomos visitar o jardim, sendo que a primeira parte que vimos foi o enorme corredor que se encontra em frente ao palácio que culmina num gigante lago e que tem enormes e adornadas fontes, que tivemos pena de não estarem ligadas aquando da nossa visita. Continuámos o nosso percurso pelo gigantesco jardim/parque, com surpresas em cada recanto e imenso para explorar! Tomámos uma boa bebida quente para compensar o frio gigantesco que se fazia sentir.

De seguida visitámos o Petit Trianon e o Grand Trianon, que consistem em palacetes lindíssimos onde Marie Antoinette gostava de passar uma grande parte do seu tempo. Embora sejam bastante luxuosos, a sua dimensão é bastante mais modesta do que a do palácio principal. Estes locais são dignos de visita e apresentam obras de arte lindíssimas.

Depois de apreciar estes palacetes, dirigimo-nos para a Hameau de la reine, que é a recriação de uma aldeia pitoresca feita para Marie Antoinette, que tem inúmeros locais românticos, pontuados por um grande e belo lago, casas rústicas, imensos animais e um templo do amor. Sem dúvida um dos locais mais enigmáticos de Versalhes e digno de visita. Felizmente, embora estivesse muito frio, pudemos visitar o local com um sol incrível, o que conferiu um ambiente bastante especial, que nunca iremos esquecer.

Para terminar, dirigimo-nos para a fonte de Neptuno, que é bastante bonita mas, mais uma vez, não estava a funcionar. Embora seja um local bastante agradável, já estava um pouco escuro e não conseguimos captar a sua essência.

Versalhes é sem dúvida um lugar mágico e um local obrigatório para visitar quando se visita Paris!

Informações importantes:
Horário: 9h00 às 17h30 (palácio), 12h00 às 17h30 (Trianon) e 8h00 às 18h00 (Jardim/Parque).
Preços: Grátis para menores de 18 anos ou menores de 26 se residentes da União Europeia; 20 € para todos os locais; outros preços que podem ser consultados no site.