Parque dos Poetas - Oeiras

by - agosto 22, 2018



Desta vez, temos o prazer de vos falar de um local muito especial para nós, que se encontra perto de casa!



Esse local é o Parque dos poetas em Oeiras!
O parque tem uma área de 22,5 hectares e os primeiros esboços do que viria a ser este parque remontam para o período entre 1985 e 1989, enquanto Isaltino Morais servia o seu primeiro mandato enquanto presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Na década de 90 a ideia de contruir um grande parque urbanístico começou a ganhar força e juntaram-se ao projeto David Mourão-Ferreira (poeta e escritor), Francisco Simões (escultor), Francisco Caldeira Cabral (paisagista) e Elsa Severino (arquiteta).

Assim, nasceu a ideia de construir um local dedicado aos poetas portugueses, que os homenageassem o seu legado. As obras prosseguiram e o parque foi apresentado em três fases de construção (em 2003, 2013 e 2015).

Falando agora da parte mais prática, visitar este parque é fascinante! Desde que entramos somos deslumbrados por magníficas esculturas, grandes fontes e inúmeros recantos onde se pode desfrutar a calma concedida por um espaço destes.






Por todo o parque, temos inúmeros pequenos jardins dedicados a vários poetas, onde podemos conhecer mais sobre a sua história e sobre a sua obra. Existem também anfiteatros onde são realizados inúmeros espetáculos e o Estádio Municipal de Oeiras onde é sempre possível ver várias pessoas a praticar desporto.



O parque está muito bem cuidado e vê-se constantemente funcionários da câmara a fazer por manter o espaço fiel às ideias dos seus criadores.

Um dos pontos que mais nos fascinou neste parque foi a sua vista. Que vista! Consegue ver-se desde a Ponte 25 de Abril até ao infinito azul do Oceano Atlântico! Um dos melhores locais para desfrutar desta vista é no Templo da Poesia, que tem um terraço com café (embora se encontre neste momento e de forma temporária sem café) que tem espreguiçadeiras, cadeiras e mesas que permitem desfrutar desta vista na sua plenitude. Além disto, neste edifício também acontecem vários concertos, recitais de poesia, exposições artísticas, entre outros.





Um local para desfrutar, aprender, absorver cultura e relaxar!




Se algum dia estiverem por Oeiras e ainda não conhecerem, vão! Não se vão arrepender!

Na dúvida...Salte! 

Se gostou partilhe, partilhar é bonito! :) 


You May Also Like

0 comentários