Feira das Mercês - Mercados & Co

by - outubro 24, 2018


Neste passado sábado, dia 21 de Outubro de 2018, tivemos oportunidade de visitar a feira que irá estrear este novo segmento do nosso blog " MERCADOS &CO".


Esta feira é a Feira das Mercês! Pelo que conseguimos averiguar esta feira tem origem no tempo das ocupações árabes, sendo que em 1765 o Marquês de Pombal mandou edificar a Casa de Pombal no local onde esta se realizava. A feira continuou a fazer-se naquele local até 1771, altura em que o Marquês a transferiu para Oeiras. Foi só mais tarde, por ordem de D. Maria I, que a feira voltou ao local de origem. Durante muitos anos realizava-se duas vezes por ano e tinha como principal objetivo permitir aos lavradores da região fazer os seus negócios.


Hoje em dia, a feira realiza-se em dois fins-de-semana do mês de Outubro (sendo que este ano se realiza de 19 a 21 e de 26 a 28, por isso se estão a ler este post na data do lançamento ainda vão a tempo de a visitar, se não, fica para o ano!).

Embora tenha perdido bastante dimensão desde que um de nós a visitava em pequeno, a feira mantém algumas coisas que nunca mudam, desde as pessoas vestidas nos típicos trajes saloios, as bancas de doces regionais, as enormes bancas de castanhas (que costumam ser sempre as primeiras que vemos no ano), os animais que circulam pela feira, os agricultores a vender produtos das suas quintas (onde muitas vezes compramos as nossas abóboras para o Halloween), entre tantas outras coisas.





Talvez um dos motivos que nos faça sempre lá voltar seja a carne às Mercês, que é bastante semelhante à carne à Portuguesa, mas que tem um gosto especial para nós por se ter tornado tradição da ir lá comê-la todos os anos. Ainda em relação à comida, existe uma variada oferta de enchidos; doçaria típica e conventual; farturas, churros e afins; algodão doce, pipocas e gulodices do género; entre várias outras pequenas bancas que vão variando ano após ano.


Existem também as imperdíveis bancas de queijo da serra, de enchidos de Trás-os-Montes e de chás e pequenas plantas que acabamos sempre por visitar.


A juntar-se a isto ainda há algumas bancas que vendem artesanato, outras dedicadas a ações de solidariedade e ainda outras com vendas de roupas, calçado e afins.

Os mais pequenos não ficam esquecido e têm à sua disposição diversões como trampolins, carrosséis, entre outros. Há um palco para os amantes (principalmente) de música tradicional ou música "pimba", cuja programação pode consultar no link abaixo.


Embora não seja uma feira gigante, é uma feira bastante acolhedora que se encontra localizada entre a Rinchoa e as Mercês, numa quinta bastante agradável que contrasta com os prédios que a rodeiam. Se não têm planos para o próximo fim‑de‑semana (se estiverem a ler este post antecipadamente), vão e tenham uma experiência diferente. E claro, depois digam-nos o que acharam!

Horários:
Sextas-feiras: das 17h00 às 24h00;
Sábados: das 10h00 às 24h00;
Domingos: das 10h00 às 23h00.

Localização:
P.s. Se levarem o carro aconselhamo-vos a estacionar numa das ruas perto do largo porque o parque de estacionamento não é muito grande.

Web-site:

Na dúvida... Salte! 


Se gostou partilhe, partilhar é bonito! :) 

You May Also Like

0 comentários