Algarve no Outono? Sim! - Roteiro de 2 dias

by - novembro 26, 2018


Descemos a sul!

Estávamos cansados da nossa rotina e rumámos até ao Algarve, onde passámos um belo fim de semana, com o bom tempo típico do Algarve (embora estivéssemos no pico do Outono) que nos permitiu explorar algumas cidades e vilas algarvias.


Sábado:

Queríamos estar em contacto com a natureza, com cultura, ar puro, e sol quentinho... (tirem a ideia de que o Algarve é só praia...).

Como ficámos hospedados em Vilamoura, começámos a manhã com um breve passeio à beira mar e um pequeno-almoço bem servido numa das pastelarias junto à praia. De seguida dirigimo-nos a Loulé para visitar o tão famoso mercado! E que mercado! O edifício é lindíssimo e está servido de bancas que vendem peixe e marisco com ótimo aspeto, outras que vendem pão e doces algarvios, frutos secos, picantes, mel, entre tantas outras coisas. Depois de ficarmos maravilhados com o interior, foi a vez de ficarmos deslumbrados com o exterior. Na parte de fora do mercado existem inúmeras bancas com vegetais, frutas, plantas variadas (com especial atenção às ervas aromáticas, árvores/arbustos de frutos e cactos/suculentas).






Depois de vermos o mercado e comprarmos uma boa dose de amêijoas, lingueirão, pão e framboesas (que são significativamente mais baratas do que encontramos por Lisboa...) demos uma pequena volta pelo centro histórico (que vale a pena visitar), regressamos a Vilamoura, colocamos o marisco de molho para mais tarde preparar.
Ao almoço fomos a um restaurante italiano com comida bastante boa, espaço agradável e com ótimo atendimento, Pizzeria Casavostra, pode ler a critica gastronómica Aqui 



Da parte da tarde, fomos até à Quinta do lago, admirar as lindas paisagens que a Ria Formosa tem para nos oferecer! Observámos aves selvagens, caminhámos pelos passadiços em madeira e acabámos o nosso percurso na praia onde demos um passeio à beira mar e nos sentámos a apreciar o por-do-sol.




Ao fim da tarde, fomos dar um passeio pela Marina de Vilamoura, admirar os belos barcos que lá se encontram e visitar algumas lojas e cafés que resistiam abertos, mesmo sendo época baixa no Algarve.


Já em casa, fomos para a cozinha, confeccionámos as amêijoas de entrada e um ótimo arroz de lingueirão como prato principal!

Domingo:

No segundo e último dia deste fim-de-semana no Algarve, começámos por ir tomar o pequeno-almoço com vista para o mar e aproveitámos para passear à beira mar na zona de Quarteira.

Quando chegou perto da hora de almoço, pegámos no carro e dirigimo-nos para Olhão, para experimentar um dos famosos restaurantes junto ao mercado. O restaurante escolhido foi o Lagar do Mar.
Almoçámos bastante bem e ficámos satisfeitos com a refeição no geral, em breve no "Sem papas na língua".


Depois de almoço, passeámos por Olhão à beira mar, brindados novamente por um sol de inverno radioso! Adorámos o ambiente e atmosfera que naquela zona se criou e afastámos a ideia má que as pessoas costumam, ainda, ter de Olhão.


Quando demos a nossa voltinha por Olhão terminada, fomos visitar o último sítio do nosso fim‑de‑semana: Tavira. Estacionámos no centro histórico, por onde demos uma volta. A maioria do comércio estava fechado, por ser domingo, mas não nos impediu de apreciar a arquitetura das ruas e os vários elementos que nos iam chamando a atenção. Subimos ao castelo e deslumbrámo-nos com o jardim e com a vista que se tem! Depois de absorver tudo, caminhámos em direção ao rio! Quando lá chegámos ficámos a observar ambas as margens, a ponte romana e os arredores daquela zona que nos fez querer ficar e aproveitar a beleza que o local tinha para nos oferecer.






Por último, antes de regressar-mos a Lisboa, fizemos uma última paragem em Albufeira apenas para jantar num dos melhores restaurantes indianos que conhecemos! A crítica gastronómica aqui.



E assim acabou a nossa viagem... No início não sabíamos bem o que esperar de um fim‑de‑semana no Algarve no Outono, mas agora podemos dizer que vamos de certeza voltar nesta época! O Algarve tem muito para oferecer e é muito bom poder visitá-lo sem toda a azáfama que se faz sentir em época alta!

E já sabe, na dúvida.... Salte!

Se gostou, partilhe! Partilhar é bonito! :) 

You May Also Like

0 comentários