Cascatas de Sintra, um paraíso a uns minutos de Lisboa

by - julho 24, 2018


Tantos anos a viver perto de Sintra e nunca tínhamos descoberto que havia cascatas lindas à espera de serem visitadas, a cerca de uma hora de Lisboa.

Num belo fim-de-semana de Sol depois de uma época de chuva resolvemos ir, com uma amiga, à procura das cascatas de Sintra, tão gabadas por alguns dos nossos amigos. Embora sejam locais cada vez mais visitados, ainda são pouco conhecidas, mesmo pelos residentes desta zona.


Começámos assim por pôr o nosso GPS para a Cascata da Bajouca (Fervença - Ferrugem) e assim, lá fomos até chegar a uma rua sem saída (perto desta localização: 38.840599, -9.353683). Andámos algum tempo perdidos sem perceber onde é que era exatamente a cascata e sem saber bem como ir lá ter. Até que, num momento em que já estávamos prestes a desistir e a tentar ir visitar outra das cascatas, ouvimos o som da água perto do fim dessa rua e vimos que existia uma pequena brecha entre portões onde se poderia ir para a serra. Então, com espírito aventureiro, lá seguimos o pequeno trilho na direção do som da água. Quando chegámos, ficámos deslumbrados com o que vimos! A cascata era maior e mais bela do que algum de nós tinha imaginado. Tinha imensa água e pouca gente a admirá-la. Tirámos imensas fotografias, aventurámo-nos pelas pedras para vislumbrar todos os recantos e parámos durante um bom bocado apenas a apreciá-la!



A seguir, como vimos que havia outras cascatas pela zona, acabámos por decidir ainda ir visitar mais uma. A nossa escolha assentou na cascata do Mourão (Montelavar). Pusemos o GPS e dirigimo-nos a esta segunda cascata. Mais uma vez, não conseguimos perceber qual era a localização exata da cascata. Estacionámos um pouco longe do local e fomos perguntando de casa em casa se estávamos a ir na direção certa. Até que, depois de andar algum tempo junto ao rio, demos conta de um trilho com indicações para a cascata. Assim, acabou por ser bastante mais fácil de lá chegar (aconselhamos a estacionar perto da Rua da Laranjeira, de onde será fácil encontrar o trilho para as cascatas). Talvez por esta cascata ser de mais fácil acesso, tinha bastante mais gente do que a primeira que visitámos. Mesmo assim, valeu a pena a visita e foi bastante bom poder apreciar a paisagem circundante, fazer o trilho pelo meio da natureza e apreciar mais uma cascata na sua plenitude, desta vez com um belo lago de água fresca onde era possível tomar banho.




Depois de tirarmos imensas fotos e da luz começar a diminuir, fomos embora com a grande convicção de lá voltar e explorar mais belezas da natureza que ainda estão por descobrir!

Aconselhamo-vos a visitar as cascatas em qualquer altura do ano, desde que tenha havido chuvas próximas (para não correrem o risco de irem visitar uma cascata quase sem água), sempre com espírito de aventura!

Na dúvida... Salte! 


Se gostou partilhe, partilhar é bonito! :) 

You May Also Like

4 comentários

  1. A-D-O-R-A-M-O-S a dica, vamos já marcar um dia para esse dois sítios lindos!!!
    Obrigada 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desfrutem das paisagens e do ar fresco que se respira!
      e já sabem, na dúvida...saltem! ;)
      Até.

      Eliminar
  2. Gostei imenso desta publicação. Não esperava que houvesse este tipo de sítios tão perto. Se já estava com vontade de ir passear em Sintra, agora tenho ainda mais. :)
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficámos como tu, de queixo caído assim que chegámos a estas cascatas, são enormes...
      Vale mesmo a pena uma visita!
      Na dúvida...Salta! :D
      Até.

      Eliminar